top of page

18, 19, 20 E 21

dE NovEmbro

2019

            O II Fórum Latino-Americano de Engenharia Química é um evento de caráter técnico-cientifico sem fins lucrativos, promovido por esforços conjuntos de docentes e discentes que compõem o curso de Engenharia Química situado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A segunda edição compreenderá a temática “Engenharia de Transformação”, indagando a consolidação da consciência por parte da comunidade acadêmica acerca das transformações, tanto nos processos químicos e industriais, quanto desenvolvimento pessoal dos futuros engenheiros. O evento busca a congregação entre graduandos e profissionais inseridos no mercado de trabalho, a fim de propiciar uma formação de qualidade por meio da troca de experiências. Além disso, tem por objetivo o fortalecimento de questões pertinentes à atualidade relacionadas a indústria química, oportunizando atividades como palestras, minicursos e mesa redonda. Por fim, conta com ações integrativas e sociais que visam a divulgação do curso, ampliando o vínculo entre a universidade e a comunidade por meio da presença de alunos da rede pública no evento.

PROGRAMACAO

cronograma.jpg

PALESTRANTES

Prof. Dr Marco Aurélio Cremasco

Marco Aurelio Cremasco.jpg

Professor Titular em Engenharia Química e Livre Docente em Transferência de Massa, o Prof. Marco Cremasco possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1994), pós doutorado em Engenharia Química (Purdue University-EUA). Foi agraciado, em 2012, com o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2017 e 2019 recebeu o Prêmio Inventores Unicamp.  Possui publicados os livros: Fundamentos de transferência de massa; Vale a pena estudar engenharia química; Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos. Tem experiência em campos de Engenharia Química, com ênfase em Transferência de Massa e Sistemas Particulados.

Nilo Indio do Brasil.png

Prof. Me Nilo Índio do Brasil

Possui mestrado em engenharia química - ASTON UNIVERSITY (1979). Foi engenheiro de processamento da Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz de 13/01/1969 até 23/11/2015, quando se aposentou Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Balanço de massa e de energia, Operações de Separação (destilação e absorção) e Refino de petróleo.

Ana Paula Meneguelo.JPG

Profª. Dra Ana Paula Meneguelo

​Graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1998). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas em 2001 e, doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2007. Tem experiência na área de modelagem e simulação de processos focando em processos intensificados. Atua como professora do Programa de Mestrado em Energia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/ES) na linha de pesquisa de Petróleo, Gás e Energias Renováveis.

Prof. Dr Wagner André dos Santos Conceição

Wagner Conceicao.jpg

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá(1999), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina(2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá(2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá, Revisor de periódico da Revista Controle & Automação da Sociedade Brasileira de Automação, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos - REBRAPA, Revisor de periódico da Journal of Control, Automation and Electrical Systems e Membro de corpo editorial da Revista Tecnológica (UEM). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas:Reciclo, Sistema de Controle, Desempenho, Balanço de Massa, Balanço de Energia e Cinética.

Guilherme Duenhas.jpg

Prof. Dr Guilherme Duenhas Machado

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Experiência em indústrias de óleo de soja e bebidas (2005 - 2008). Mestrado (2009) e Doutorado (2011) em desenvolvimento de processos em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é professor do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, câmpus Londrina. Tem experiência em destilação reativa, métodos numéricos, equilíbrio de fases e operações unitárias, principalmente com enfoque na área computacional.

Prof. Dra Cristina Helena Bruno

Cristina Bruno.jpg

Graduação em Farmácia e Bioquímica (Fármacos e Medicamentos) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Doutora em Ciências (Bioquímica, Biologia Molecular e Estrutural) pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atuou como professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP (2006-2009). Realizou estágio de Pós-Doutoramento em Nanotecnologia Farmacêutica (Sistema Micro e Nanoestruturados) pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - UNESP (2007-2009) (2014-2015). Docente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2009-2017). Chefiou a Unidade de Farmácia Clínica do HU-UFSCar (2015-2017) e atualmente é docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atua nos seguintes temas: infecção hospitalar/uso racional de medicamentos, Farmacologia Clínica, adesão à tratamento de doenças.

douglas_edited.jpg

Prof. Dr Douglas Cardoso Dragunski

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em programa de pós-graduação em fisico-química/IQSC/USP - doutorado pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é bosista produtividade pesquisa 2 do CNPq e professor adjunto b da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: biossorção utilizando resíduos agroindustriais; utilização de biofilmes a base de amido e produção de nanofios utilizando eletrofiação.

Monica Coutinho.jpg

Profª. Dr Mônica Ronobo Coutinho

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente é revisora do periódico Applied Clay Science (0169-1317) e professora não titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: hidratação, soja, modelagem matemática, modelagem e simulação.

Vladimir%2520Cabral_edited_edited.jpg

Prof. Dr Vladimir Ferreira Cabral

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Elby Bez Fontana

elby_edited.jpg

Técnica em Alimentos e Tecnóloga em Alimentos pela UTFPR. Especialista em Gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos pelo CESCAGE. Profissional com 16 anos de experiência em indústrias do ramo alimentício nas áreas de Qualidade, Produção e Sistemas de Gestão Integrado nas empresas. Vivência na implantação e manutenção de processos de certificação de padrões internacionais de qualidade e meio ambiente (ISSO 9001 e ISSO 14001); Gestão de processo APPCC; Facilitadora em TPM (Total Productive Maintenance), fazendo parte dos pilares de Melhoria Específica, Manutenção Autônoma, Educação e Treinamento, Conhecimento e participação em certificado de produto orgânico – IBD e acreditação SGP (Responsabilidade Social) e OHSAS18000; Implantação do processo de gestão de fornecedores; Implantação do processo de rastreabilidade na fábrica de salames; Membro da equipe de IMCR (Gerenciamento de Incidentes e Resolução de Crises); Coordenadora na implantação e acompanhamento mensal do trabalho de benchmark internacional – Agri Stats. Auditoria líder na norma ISSO 9001:2008 pela SGS. Auditoria interna do SGI pelo CESCAGE e em Segurança de Alimentos pela Food Design. Capacitação: Análises microbiológicas, Técnicas de análise sensorial, ISSO/TS 22000, etc...

PATROCINADORES
REALIZACao 

ILAEQ 

Integração Latino-Americana em Engenharia Química

bottom of page